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PRODUTIVIDADE - 10 dicas para aumentar a sua produtividade como empreendedor

Publicada em 19 de julho de 2021

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Tornar-se mais produtivo, apesar de todas as limitações de capital, estrutura e recursos humanos, é um desafio que a maioria dos donos de pequenos negócios precisa encarar. 

Contudo, com ideias inovadoras e mudança de atitude, é possível melhorar a gestão do negócio e ainda ter tempo para resolver problemas pessoais.

A Agente Local de Inovação (ALI) Maísa Silvestre, que atende empresas que participam do programa Brasil Mais do Sebrae, ressalta que é importante evitar que o “urgente não deixe tempo para o importante” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e profissional para conseguir gerir o negócio, conseguindo tempo para refletir e inovar. 

Planejamento do negócio

De acordo com ela, o planejamento permite que o empreendedor não trabalhe apenas para apagar incêndios e possibilita que ele descubra que, mesmo com ações simples, é possível colher bons resultados.

Um bom exemplo dos resultados que um plano de negócio e mudanças simples no modo de funcionamento da empresa podem proporcionar é o do empresário Thiago Marques Santiago, dono da Rustic Burguer Beer, em Macapá (AP). 

O empreendedor viu o faturamento da sua empresa aumentar em 15%, mesmo com restrição de horários por força da pandemia, e sem aumento de custos, apenas com a otimização de processos. 

Após ser atendido por um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, dentro do programa Brasil Mais, um questionário respondido pelos funcionários identificou que a ordem dos produtos adicionais na comanda atrasavam o processo de produção e faziam com que a cozinha cometesse alguns erros. 

“Foi até engraçado. Por meio do Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe bobo e adequar a comanda, o que melhorou os processos de produção da nossa cozinha. Diminuímos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegavam errados até os clientes”, comemora Thiago.

O empresário conta que também reorganizou as funções da equipe, o que ajudou a diminuir o tempo de espera dos clientes, que era um dos principais problemas identificados pelos consumidores. 

“Evitamos retrabalhos e ganhamos no faturamento e tudo foi muito rápido. A equipe se envolveu no processo”, ressalta o empreendedor. “Agora vamos modernizar mais e adquirir novos equipamentos. Estamos com uma previsão de aumentar o nosso faturamento em mais 10%, pois a modernização da cozinha permitirá uma melhor atuação nossa no delivery”.

A ALI Maísa Silvestre separou dez dicas que já podem ser colocadas em prática. Confira:

Escute a si mesmo: você tem que lembrar que não é uma máquina e seguir o que se adequa à sua realidade. Faça o que gosta, o que tem mais habilidade e descubra os horários em que você mais rende.

Organize as suas atividades: separe poucas horas no fim de semana para organizar as atividades que serão realizadas nos próximos dias, sejam elas profissionais ou pessoais. Separe por ordem de prioridade e dificuldade.

Organize o meio: para ter um bom desempenho você precisa de um bom clima organizacional, um espaço suficiente para as suas ferramentas de trabalho e uma boa iluminação

Silencie tudo o que te desconcentra: se desligue do celular e das redes sociais

Realize as atividades por blocos: realize pequenas pausas entre uma tarefa e outra, seja para o cafezinho ou para fazer algo que te faça bem.

Automatize as tarefas: delegue o que você não precisa fazer. Se você não fizer isso, não dará conta de cumprir todas as atividades que tem. Não adianta tentar abraçar o mundo. Dessa forma, você como líder consegue se dedicar mais às atividades de gestão e pelo crescimento do negócio.

Tenha um hobby ou projeto pessoal: você precisa tirar um tempo para si.

Faça meditação: ela aumenta o foco e a concentração.

Tenha um estilo de vida saudável: alimente-se bem, exercite-se. Durma bem.

Evite o perfeccionismo: é preciso saber dosar esse sentimento. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito e tudo que não pode ser uma solução, deve ser visto como um aprendizado. Aproveite para enxergar oportunidades nessas situações.

Fonte: Contábeis

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